Válvula redutora de pressão auto operada e válvula de alívio
Saiba a importância destes equipamentos
As válvulas redutoras de pressão visam manter as pressões dentro de valores pré definidos. A norma NBR 5626:1998 determina que em condições dinâmicas (com escoamento), a pressão da água nos pontos de utilização deve ser estabelecida de modo a garantir a vazão de projeto, fora algumas exceções, a pressão não deve ser inferior a 10 kPa (1 mca). Em condições estáticas (sem escoamento), a pressão da água em qualquer ponto de utilização da rede predial de distribuição não deve ser superior a 400 kPa (40 mca).
* Vale ressaltar que cada sistema possui pressões mínimas para os pontos de utilização, que são definidas em projeto em conformidade com o tipo de instalação e com os tipos de equipamentos utilizados, como por exemplo aquecedores de passagem, determinados tipos de torneiras, chuveiros, etc.
Em condições dinâmicas, as pressões mínimas devem estar adequadas as pressões mínimas de funcionamento exigida por cada tipo de equipamento.
As válvulas de Alívio de Pressão visam proteger o sistema contra o aumento súbito de pressão, decorrente de transientes hidráulicos ou da eventual falha da válvula redutora de pressão.
O funcionamento adequado das válvulas redutoras de pressão e das válvulas de alívio devem ser verificados periodicamente, qualquer irregularidade deve ser imediatamente corrigida, os serviços de manutenção e reparo devem ser executados por pessoas capacitadas, que possuam treinamento apropriado e conhecimento das exigências regulamentadas relativas às instalações prediais de água fria.
Plano de manutenções programadas
O planejamento de manutenções programadas traz maior benefício, uma vez que todas as válvulas serão monitoradas periódicamente de forma a trabalharem adequadamente, reduzindo custos e evitando situações indesejadas.
Problemas que podem ocorrer na ausencia da manutenção adequada ou na ineficiência do equipamento
• Ruptura de tubulação, conexões e flexíveis;
• Ruídos na tubulação;
• Golpe de aríete;
• Desconforto no banho;
• Excessivo consumo de água;
• Panes em equipamentos ligados a rede hidraulica.
